Ligia Rosenstein

O segredo da escalada para o sucesso!

O segredo da escalada para o sucesso!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

O segredo da escalada para o sucesso!

Pesquisas indicam que enfrentamos cerca de 20 adversidades diariamente em nossa rotina. Seja o alarme que não tocou, o transito até o trabalho e os diversos problemas que temos de resolver ao longo do dia. Temos que escalar uma montanha todos os dias e enfrentar os desafios para atingir o sucesso.

Falando sobre mercado de trabalho e sucesso profissional, é imprescindível que você consiga reagir de forma adequada às adversidades do dia a dia. Quando você se depara com a montanha, como você reage? Paul Stoltz, considerado um dos maiores gurus sobre o tema resiliência, mostrou que assim como nós temos o QI (quociente de inteligência), nós também temos o QA (quociente de adversidade).

Simplesmente reconhecer COMO você responde às adversidades já é o primeiro passo para desenvolver seu QA. Por esse motivo, Stoltz dividiu as pessoas em três categorias, de acordo com seu nível de QA:

Climbers: pessoas que buscam por desafios, reagem de forma adequada de acordo com a intensidade do problema e vão além, com alto nível de QA. São as pessoas que olham para a montanha, pegam seu equipamento e vão escalar, independente de seu passado e de suas limitações essas pessoas continuam subindo.
Quitters: permitem que as adversidades durem mais tempo do que deveriam, geralmente fogem do novo e do desafiador, com baixo nível de QA. Os quitters já desistem só de olhar para a montanha, usam expressões como “isso é impossível”, “não vai dar certo”, “sempre foi assim, para que mudar?”.
Campers: cerca de 80% da força de trabalho, fazem o necessário para manter aonde estão, com nível médio de QA. A maioria das pessoas escalam a montanha, até certo ponto, e percebem que poderiam ficar por ali mesmo. Facilmente se acomodam a zona de conforto, tem sonhos, mas não chegam a cumpri-los.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados